skip to Main Content

Por Vinícius Monte Custodio

Constituição afirma serem patrimônio cultural brasileiro “os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira” (artigo 216). E incumbe ao poder público, com a colaboração da comunidade, promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, mediante inventários, registros, vigilância, tombamento, desapropriação e outras formas de acautelamento e preservação (artigo 216, § 1º).

Não existe uma lei nacional estabelecendo o regime jurídico do inventário no Brasil. A norma jurídica que mais se aproximou de disciplinar o inventário do patrimônio cultural foi a Portaria Iphan 160/2016.

De acordo com essa portaria, o inventário é um instrumento de identificação, documentação e produção de conhecimento e informação de bens culturais (artigo 1º). Ele é um instrumento mediato de proteção do patrimônio cultural, porque integra iniciativas voltadas à produção de conhecimento que podem ou não redundar em medidas de proteção imediatas (artigo 1º, § 1º). Para realizar a proteção imediata do patrimônio cultural, o inventário deverá estar expressamente definido em norma própria, que estabelecerá seus efeitos sobre os bens inventariados (artigo 1º, § 2º).

Portaria Iphan 375/2018, que institui a Política de Patrimônio Cultural Material do Iphan, reforçou o caráter protetivo indireto do inventário, ao classificá-lo como um instrumento de identificação (artigo 12, I), processo que objetiva localizar, conhecer e caracterizar os bens culturais materiais (artigo 11). Ela reitera que o inventário é um instrumento mediato de proteção do patrimônio cultural (artigo 12, § 2º) e que deve estar expressamente definido em norma própria, que estabelecerá seus efeitos sobre os bens inventariados, para ser instrumento de proteção imediata (artigo 12, § 3º).

Além disso, ela arrola a identificação ao lado do reconhecimento e da proteção como espécies do gênero “patrimonialização de um bem cultural material” (artigo 6º, § 2º), sendo o tombamento instrumento de proteção do patrimônio cultural aplicável aos bens materiais em geral (artigo 27, I) e o cadastro (artigo 27, II), a valoração (artigo 27, III) e a proibição de exportação (artigo 27, IV) instrumentos de proteção aplicável a bens materiais específicos.

Decisão da Justiça mineira

Nessa linha de raciocínio, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais corretamente decidiu que o inventário não gera para o Poder Público nem para o proprietário do imóvel as mesmas obrigações de preservação que o tombamento, especialmente quando não regulamentado no município:

APELAÇÃO CÍVEL – AÇÃO CIVIL PÚBLICA – MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO – IMÓVEL INVENTARIADO – RECONHECI­MENTO DA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA E CULTURAL – AUTO­RIZAÇÃO E DEMOLIÇÃO HÁ MAIS DE 20 ANOS – AUSÊNCIA DE DANO MORAL COLETIVO – CONDENAÇÃO DO MUNICÍ­PIO À ELABORAÇÃO DE REGISTRO DOCUMENTAL DO IMÓ­VEL COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO A MEMÓRIA DO BEM – SENTENÇA MANTIDA – RECURSO DESPROVIDO

1. O inventário é o procedimento por meio do qual a administração pú­blica identifica e cadastra os bens de valor histórico-cultural, não gerando ao poder público – ou ao proprietário do imóvel – as mes­mas obrigações de preservação asseguradas para as hipóteses de tombamento, especialmente quando não regulamentado no muni­cípio, devendo ser analisadas as condições peculiares de cada caso.

2. Na hipótese em que a demolição de bem inventariado foi autorizada e realizada há mais de vinte anos, o lapso temporal entre a data dos fatos e o ajuizamento da ação, apesar de não implicar prescrição do direito — em razão da natureza do provimento buscado — sugere ausência de efe­tivo dano moral coletivo, ainda que o imóvel de fato tenha importância histórica e cultural.

Como o inventário não é uma forma de intervenção estatal na propriedade privada, pode ser feito tanto por entes públicos quanto por entes privados. Todavia, “quando implicar restrições no direito de propriedade privada, o inventário deve passar obrigatoriamente pelo crivo do Poder Público e atender a todos os requisitos formais e materiais previstos para as intervenções do Estado” [1].

Nada obstante, alguns juristas atribuem ao inventário sentido e alcance diverso, conferindo-lhe natureza tutelar muito próxima daquela do tombamento, só que “de efeitos jurídicos muito mais brandos”.

Preservação do patrimônio cultural

O tombamento é a mais conhecida e estudada das formas de acautelamento e preservação do patrimônio cultural, disciplinado em nível federal pelo Decreto-Lei 25/1937. Seu objeto são os bens materiais (coisas), móveis ou imóveis, dotados de excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico, paisagístico, histórico ou artístico (artigos 1º e 4º). O tombamento pode ser de duas espécies: voluntário, quando o proprietário pede ao poder público para inscrever a coisa como parte integrante do patrimônio cultural ou quando ele anui com a inscrição da coisa por iniciativa do poder público (artigo 7º); ou compulsório, quando o proprietário se recusa a anuir com a inscrição da coisa (artigo 8º). E quanto aos efeitos, as coisas tombadas não poderão, em caso algum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem, sem prévia autorização especial do poder público, ser reparadas, pintadas ou restauradas (artigo 17).

Os paladinos da aproximação entre inventário e tombamento recorrem à analogia com a Lei 11.904/2009, que institui o Estatuto de Museus, para justificar que os bens inventariados não podem ser destruídos ou degradados. Contudo, essa analogia é indevida por vários motivos.

Em primeiro lugar, os museus são “instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural” (artigo 1º). E os bens que compõem o acervo dos museus são necessariamente, por definição legal, bens culturais (artigo 39).

Em segundo lugar, a imunidade jurídica ao perecimento e à degradação do acervo museológico é corolário da natureza cultural imanente desses bens, e não um efeito jurídico do inventário, que é apenas uma forma de manter sistematicamente atualizada a documentação de tais bens (artigo 39, § 2º).

Em terceiro lugar, ao definir os inventários museológicos como “patrimônio arquivístico de interesse nacional” (artigo 40), o Estatuto de Museus só reforça o caráter mediato dessa medida protetiva do patrimônio cultural.

E em quarto lugar, o inventário museológico é elaborado de ofício sobre os bens do próprio inventariante, ao passo que o inventário não museológico recai amiúde sobre a propriedade alheia.

Eficácia do inventário

Se se admitisse essa analogia, os efeitos jurídicos do inventário seriam tão intensos para os particulares quanto os do tombamento, já que em ambos os casos a faculdade de disposição do proprietário ficaria severamente restringida. Porém, com um agravante: ao contrário do tombamento, a eficácia do inventário não estaria condicionada à notificação do proprietário para que, querendo, apresentasse impugnação, nem à averbação do inventário na matrícula do imóvel, se for o caso de bem de raiz.

Essa corrente doutrinária encontra eco — indevido — na jurisprudência nacional, com destaque para o REsp 1.547.058/MG, julgado pela 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça em 6 de dezembro de 2016:

PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. PATRIMÔNIO CULTURAL. BEM DE VALOR HISTÓRICO. INVENTÁRIO. IMÓ­VEL DA DÉCADA DE VINTE. CONDENAÇÃO POR DANO MO­RAL COLETIVO. OFENSA AO ART. 535 DO CPC/1973 NÃO CA­RACTERIZADA. ACÓRDÃO COM FUNDAMENTOS CONSTITU­CIONAIS E INFRACONSTITUCIONAIS. AUSÊNCIA DE INTER­POSIÇÃO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO. SÚMULA 126 DO STJ. LEI MUNICIPAL 2.449/1989. INCIDÊNCIA DA SÚMULA 280/STF. DESCARACTERIZAÇÃO DO BEM APÓS O INVENTÁ­RIO. REVISÃO DO CONTEXTO FÁTICO E PROBATÓRIO. SÚ­MULA 7/STJ.

[…]

2. Nada a acrescentar ou retificar na análise que o Tribunal de origem fez do regime jurídico do patrimônio cultural. O tombamento constitui apenas um entre vários institutos de proteção de bens de valor histórico e artístico, sendo um deles o inventário, que, isoladamente, já assegura proteção legal. Uma vez inventariado, o bem deve ser salvaguardado pelo Estado, pelo proprietário e pela sociedade em geral. Por outro lado, a notificação, que deflagra o tombamento provisório, impõe ao propri­etário dever de abstenção absoluta de realizar qualquer intervenção no bem sem expressa, inequívoca e válida autorização da autoridade com­petente.

[…]

5. Por fim, sobre o dano em si, verifico que o Tribunal a quo, dentro das especificidades do caso concreto e amparado no conjunto fático-probatório constante dos autos, concluiu que “as provas documentais e testemunhais foram todas apreciadas, de modo que se verificou a des­truição do imóvel após o inventário (em 1998) e, ainda, após o embar­gante ter sido notificado do procedimento de tombamento, este defla­grado em 2007”. Nesse aspecto, é inviável analisar a tese defendida no Recurso Especial, a qual busca afastar as premissas fáticas estabeleci­das pelo acórdão recorrido, pois inarredável a revisão do conjunto pro­batório dos autos. Aplica-se o óbice da Súmula 7/STJ.

6. Recurso Especial não provido.

Nesse recurso especial, interposto por um proprietário de imóvel contra acórdão da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais que o condenou ao pagamento de indenização por danos morais coletivos pela demolição de imóvel inventariado e sob tombamento provisório, a 2ª Turma assentou a seguinte premissa hermenêutica em matéria de patrimônio cultural: “o tombamento constitui apenas um entre vários institutos de proteção de bens de valor histórico e artístico, sendo um deles o inventário, que, isoladamente, já assegura proteção legal”.

Sem embargo, afirmar que o tombamento é somente uma das formas previstas de acautelamento e preservação do patrimônio cultural brasileiro não passa de um truísmo. Isso está literalmente escrito no artigo 216, § 1º, da CRFB e não agrega nada à exegese constitucional. O que releva saber é o alcance dessa proteção legal que o inventário isoladamente já asseguraria.

Na visão da 2ª Turma, por um lado, o bem inventariado “deve ser salvaguardado pelo Estado, pelo proprietário e pela sociedade em geral”, não podendo ser destruído ou dilapidado. Por outro lado, o inventário não chegaria ao ponto de ser um tombamento, que impõe uma “abstenção absoluta de realizar qualquer intervenção no bem sem expressa, inequívoca e válida autorização da autoridade competente”.

Pergunta-se, então: o que o proprietário do bem inventariado, com dever de abstenção relativa, pode fazer que o proprietário do bem tombado, com dever de abstenção absoluta, está proibido de fazer? A 2º Turma passou longe de esclarecer.

A 7ª Câmara Cível relatou que, após o inventário em 1998, o proprietário do imóvel conhecido como Relicário “realizou diversas obras sem qualquer anuência do Poder Público”. Ora, o dever de abstenção absoluta não seria apenas do proprietário da coisa tombada? O dever de não realizar obras sem a expressa anuência do Poder Público não equivaleria a uma abstenção absoluta?

Conforme o voto condutor do acórdão da segunda instância, chancelado pelo REsp 1.547.058/MG, “independentemente da inexistência de lei regulamentadora, entendo que o bem de valor cultural inventariado merece a proteção do Estado, de tal sorte que o seu proprietário tem o dever de protegê-lo”. Além disso, “o bem inventariado como patrimônio cultural, a meu ver, submete-se — conforme os ditames da Constituição — a medidas restritivas do livre uso, gozo e disposição do bem, tornando-se, por outro lado, obrigatória a sua preservação e conservação”.

Voluntarismo judicial

Deveras, sem uma lei ou mesmo um regulamento fixando claramente o regime jurídico do inventário, os trechos transcritos não passam de voluntarismo judicial, porquanto reconhecem restrições ao direito de propriedade apenas com base em argumento de autoridade. Entre o inventário ter fundamento imediatamente constitucional, prescindindo de intermediação legislativa (eficácia plena), e ele possuir efeitos restritivos sobre o jus abutendi do proprietário equivalentes aos do tombamento vai uma grande distância. De fato, isso é um grande salto argumentativo.

Fica nítido, assim, o desacerto desse julgado na parte em que manteve a condenação do proprietário do relicário por danos morais coletivos com base no inventário. No entanto, como a coisa também estava em processo de tombamento, esse, sim, com efeitos restritivos sobre a faculdade de disposição do proprietário, a condenação se justifica — apenas — quanto aos danos supervenientes ao tombamento provisório.

Logo, em que pese a autoridade do REsp 1.547.058/MG, é incorreto equiparar as consequências jurídicas do inventário de bens culturais às do tombamento. Nem todas as formas de acautelamento e preservação do patrimônio cultural brasileiro, cuja menção é meramente ilustrativa no texto constitucional, acarretam ao proprietário deveres de preservação e conservação. A educação patrimonial e as diversas formas de vigilância do patrimônio cultural material são exemplos disso.

Ao mesmo tempo em que a CRFB salvaguarda o patrimônio cultural brasileiro, ela inscreve essa proteção dentro de um sistema de regras e princípios igualmente dignos de tutela jurídica. Portanto, o direito fundamental ao ambiente ecologicamente equilibrado (artigo 225) — nele incluso o ambiente cultural — deve coexistir harmonicamente com outros direitos e garantias fundamentais, tais como o direito de propriedade (artigo 5º, XXII) e o princípio do devido processo legal (artigo 5º, LIV).

O Supremo Tribunal Federal, desde há muito, pacificou a tese da inexistência de hierarquia entre normas constitucionais originárias. Trata-se de expressão particular do princípio da unidade da constituição, segundo o qual a constituição deve ser interpretada de modo a se evitarem contradições entre suas normas, considerando-as em sua totalidade, e não como normas isoladas e dispersas.[2]

Dentro dessa perspectiva, não é lícito, a pretexto de se proteger o patrimônio cultural, mesmo que de maneira bem intencionada, equiparar o inventário de bens culturais ao tombamento. Acaso feita tal equiparação, que impõe severa restrição ao direito de propriedade privada, ela haveria de respeitar, pelo menos, as mesmas garantias de que gozam os proprietários nos processos de tombamento.

[1] Cfr. SOARES, Inês Virgínia Prado. Direito ao (do) patrimônio cultural brasileiro. Belo Horizonte: Fórum, 2009, p. 287.

[2] Cfr. CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituição, 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003, p. 1.223-1224.

Silahkan untuk Mengunjungi Juga

Backlink

Toko Herbal

Slot

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Obat Aborsi

Obat Pelancar Haid

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Apotik

Cyrux

Inflesco

Misotab

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Obat Penggugur Kandungan

Cara Menggugurkan Kandungan

Cara Menggugurkan Kandungan

Cara Menggugurkan Kandungan

obat aborsi Tradisional

Obat Aborsi Asli

obat aborsi

obat penggugur kandungan

jual cytotec asli

Cytotec 400mg

jual cytotec

obat aborsi 1 bulan

Cytotec

Cytotec

Apotik

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Misotab

Jual Obat Aborsi

obat aborsi Tradisional

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

Cytotec

Cytotec

Back To Top

jasa backlink web berkualitas

  1. Obat Penggugur Kandungan
  2. Obat Aborsi
  3. Cytotec
  4. Cytotec
  5. Pembuktian Obat Penggugur Kandungan Cytotec Untuk Aborsi Mandiri
  6. Misoprostol Pil Aborsi Dan Cara Penggunaan Obat Aborsi Cytotec 400mg
  7. 7 Nama Misoprostol Obat Aborsi Kandungan Yang Dijual Di Apotek
  8. Mengungkap Fakta Cytotec: Obat Aborsi (Misoprostol) dalam Praktik Kesehatan Reproduksi
  9. Obat Aborsi Cytotec: Apa Yang Perlu Diketahui Oleh Pasien
  10. Obat Misoprostol Dapat Menyebabkan Keguguran Dijual Di Apotik​
  11. Cara Menggugurkan Kandungan Menggunakan Pil Aborsi Cytotec Secara Tepat
  12. Panduan Umum Tentang Obat Aborsi: Cara Kerja, Efek Samping & Efektifitas Dalam Menggugurkan Janin
  13. Pil Aborsi Cytotec Misoprostol Asli Untuk Menggugurkan Kandungan
  14. Pembuktian Obat Penggugur Kandungan Cytotec Untuk Aborsi Mandiri
  15. Cara Menggugurkan Kandungan Menggunakan Obat Cytotec 400 Mcg
  16. 3 Jenis Obat Aborsi Yang Digunakan Untuk Pengguguran Kandungan
  17. Cara aborsi
  18. Obat penggugur kandungan Cytotec 400mcg
  19. Perbandingan obat penggugur kandungan Cytotec gastrul
  20. obat aborsi dan cara kerjanya
  21. daftar ama obat aborsi
  22. Cara menggugurkan kandungan dengan obat aborsi
  23. penelusuran obat aborsi cytotec misoprostol untuk keperluan pengguguran janin
  24. Perbandingan Obat Penggugur Kandungan: Pilihan dan Rekomendasi Cytotec Atau Gastrul?
  25. Menggunakan Cytotec Misoprostol: Informasi Penting untuk Pasien Aborsi Mandiri
  26. Berbagai Jenis Obat Aborsi Dan Cara Kerjanya Serta Efek Sampingnya
  27. Berikut Daftar Obat Penggugur Kandungan yang Terbukti Berhasil Tuntas
  28. Daftar Obat Penggugur Kandungan yang Terbukti Berhasil Tuntas
  29. Cara Menggugurkan Kandungan Usia Kehamilan 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam Hitungan Jam Tanpa Efek Samping
  30. Cara Menggugurkan Kandungan Usia Kehamilan 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam Hitungan Jam Tanpa Efek Samping
  31. obat aborsi kandungan merk Cytotec gastrul
  32. Obat Penggugur Kandungangan cytotec asli
  33. 7 Merek Dagang Misoprostol Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Ada Di Apotek
  34. Cara Menggugurkan Kandungan Usia 1-6 Bulan Secara Cepat Alami Dalam 24 Jam Dengan Tuntas
  35. Panduan Penggunaan Misoprostol Cytotec Asli untuk Aborsi Medis yang Aman dan Efektif
  36. Pil Aborsi Janin
  37. Misotab: Obat Penggugur Kandungan Misoprostol Yang Ampuh, Sejenis Dengan Cytotec & Gastrul
  38. Obat Penggugur Kandungan: Kesan Pertama Mengenai Harga Cytotec Dan Apa Yang Harus Diketahui?
  39. Pilihan Harga Cytotec: Ketahui Obat Penggugur Kandungan Yang Asli
  40. Cara Menggugurkan Kandungan Usia 2-3 Bulan Secara Cepat Alami Dalam 24 Jam Dengan Tuntas
  41. Pilihan Obat Aborsi Cytotec Misoprostol Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Bisa Digunakan
  42. Informasi Penggunaan: Pertimbangan Harga Cytotec, Obat Penggugur Kandungan Misoprostol & Keasliannya
  43. Perbandingan Umum Harga Cytotec: Indikasi Obat Penggugur Kandungan Misoprostol Asli Dan Palsu
  44. Apa Itu Misotab? Obat Penggugur Kandungan Misoprostol Sejenis Dengan Cytotec & Gastrul
  45. Obat Penggugur Kandungan: Kesan Pertama tentang Harga Dan Apa Yang Perlu Diketahui?
  46. Obat Aborsi Cytotec, Sopros, Noprostol Apakah Jenis Misoprostol Yang Aman Untuk Pengguguran?
  47. Obat Aborsi Cytotec
  48. Obat penggugur kandungan
  49. Obat Aborsi Cytotec gastrul asli
  50. Obat Aborsi
  51. GASTRUL
  52. Pil Gastrul dan Cytotec: Bongkar Mitos dan Fakta Seputar Obat Aborsi Paling Aman Dan Ampuh
  53. Obat Aborsi Cytotec Misoprostol Adalah Pil Penggugur Janin Paling Ampuh
  54. Pil Gastrul dan Cytotec: Bongkar Mitos dan Fakta Seputar Obat Aborsi Paling Aman Dan Ampuh
  55. Obat Aborsi Cytotec Asli Untuk Menggugurkan Kandungan Secara Efektif
  56. Pahami Cytotec Asli Mendalam Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  57. Pahami Cytotec Mendalam Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  58. Pahami Cytotec Mendalam Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  59. Pahami Obat Aborsi Cytotec Mendalam Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  60. Bentuk Pil Aborsi Cytotec Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  61. Pil Aborsi Cytotec Obat Penggugur Kandungan
  62. Pil Aborsi Mandiri Menggunakan Cytotec Obat Penggugur Kandungan
  63. Cytotec Obat Penggugur Kandungan
  64. Cytotec Misoprostol Obat Penggugur Kandungan
  65. Obat Penggugur Kandungan Yang Aman Digunakan Untuk borsi Mandiri
  66. Apa Itu Sopros? Obat Penggugur Kandungan Dosis Tepat Untuk Aborsi Mandiri
  67. Apa Itu Cytotec 400mcg? Obat Penggugur Kandungan Dengan Efektifitas Tinggi
  68. Kegunaan Cytotec 400Mcg Sebagai Obat Penggugur Kandungan Tanpa Efek Samping
  69. 5 Cara Menggugurkan Kandungan Paling Banyak Digunakan Untuk Aborsi Mandiri
  70. Cytotec Adalah Pil Aborsi Atau Obat Penggugur Kandungan Paling Banyak Dicari
  71. Panduan Lengkap: Perbedaan Obat Aborsi Cytotec, Misoprostol, dan Gastrul di Apotek
  72. 9 Merek Cytotec Misoprostol: Penggunaan Obat Penggugur Kandungan Sebagai Obat Aborsi
  73. Apa itu Obat Gastrul: Dosis, Manfaat, Efek Samping Serta Kontra Indikasi
  74. Cara Menggugurkan Kandungan: Secara Alami, Tindakan Medis Dan Obat Aborsi
  75. Obat Aborsi Misoprostol Cytotec Solusi Atau Masalah Sebagai Obat Penggugur Kandungan Darurat
  76. Pil Aborsi Cytotec Gastrul Invitec Sebagai Obat Penggugur Kandungan Resmi Di indonesia
  77. Cara Menggugurkan Kandungan: Dengan Cepat, Medis Dan Obat Aborsi
  78. Cara Menggugurkan Kandungan: Secara Cepat, Tindakan Medis Dan Obat Aborsi
  79. 3 Rekomendasi Obat Aborsi Dengan Nama Populer Yang Efektif Untuk Menggugurkan Kandungan
  80. Apa Saja Jenis Obat Penggugur Kandungan Yang Aman Untuk Aborsi Janin?
  81. Apa Saja Jenis Obat Penggugur Kandungan Yang Efektif Untuk Aborsi Sendiri
  82. Obat Penggugur Kandungan
  83. Obat Aborsi
  84. Cara Menggugurkan Kandungan
  85. Cytotec Obat Aborsi Kandungan
  86. Cara Menggugurkan Kandungan
  87. Obat Aborsi Untuk Menggugurkan Janin
  88. Obat Penggugur Kandungan
  89. Cara Menggugurkan Kandungan
  90. Cara Menggugurkan Kandungan Secara Cepat Dalam Hitungan Jam Dengan Obat Aborsi
  91. jual cytotec dan cara menggugurkan kandungan
  92. jual cytotec
  93. obat penggugur kandungan
  94. jual cytotec
  95. obat penggugur kandungan
  96. Jual Obat Aborsi Cytotec 400mg 082323639996 Cara Menggugurkan Kehamilan Diluar Nikah
  97. Jual Pil Aborsi Cytotec 400mcg Untuk Menggugurkan Kandungan Janin 1-8 Bulan
  98. Jual Cytotec Asli 0823-2363-9996 Obat Aborsi Resmi BPOM Tanpa Bahan Berbahaya
  99. Indikasi Obat Aborsi Asli Cytotec 400mcg (Dosis Tinggi) Kemasan Botol
  100. Harga Obat Aborsi Cytotec 400mcg Di Apotek Umum Terdekat
  101. Cytotec Untuk Aborsi Mandiri Yang Aman Menggugurkan Kandungan Dalam Hitungan Jam
  102. Cara Menggugurkan Kandungan Dengan Obat Cytotec 400mcg Keberhasilan 95%
  103. Cara Aborsi Atau Menggugurkan Kandungan Pada Janin 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam 24 Jam
  104. Beli Obat Aborsi (Cytotec) Tanpa Resep Dokter Untuk Mengakhiri Kehamilan
  105. Aborsi Mandiri Dengan Obat Penggugur Kandungan Cytotec 400mcg Tanpa Bantuan Medis
  106. Jual Obat Aborsi Cytotec 400mg 082323639996 Cara Menggugurkan Kehamilan Diluar Nikah
  107. Jual Pil Aborsi Cytotec 400mcg Untuk Menggugurkan Kandungan Janin 1-8 Bulan
  108. Jual Cytotec Asli 0823-2363-9996 Obat Aborsi Resmi BPOM Tanpa Bahan Berbahaya
  109. Indikasi Obat Aborsi Asli Cytotec 400mcg (Dosis Tinggi) Kemasan Botol
  110. Harga Obat Aborsi Cytotec 400mcg Di Apotek Umum Terdekat
  111. Cytotec Untuk Aborsi Mandiri Yang Aman Menggugurkan Kandungan Dalam Hitungan Jam
  112. Cara Menggugurkan Kandungan Dengan Obat Cytotec 400mcg Keberhasilan 95%
  113. Cara Aborsi Atau Menggugurkan Kandungan Pada Janin 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam 24 Jam
  114. Beli Obat Aborsi (Cytotec) Tanpa Resep Dokter Untuk Mengakhiri Kehamilan
  115. Aborsi Mandiri Dengan Obat Penggugur Kandungan Cytotec 400mcg Tanpa Bantuan Medis
  116. Jual Obat Aborsi Cytotec 400mg 082323639996 Cara Menggugurkan Kehamilan Diluar Nikah
  117. Jual Pil Aborsi Cytotec 400mcg Untuk Menggugurkan Kandungan Janin 1-8 Bulan
  118. Jual Cytotec Asli 0823-2363-9996 Obat Aborsi Resmi BPOM Tanpa Bahan Berbahaya
  119. Indikasi Obat Aborsi Asli Cytotec 400mcg (Dosis Tinggi) Kemasan Botol
  120. Harga Obat Aborsi Cytotec 400mcg Di Apotek Umum Terdekat
  121. Cytotec Untuk Aborsi Mandiri Yang Aman Menggugurkan Kandungan Dalam Hitungan Jam
  122. Cara Menggugurkan Kandungan Dengan Obat Cytotec 400mcg Keberhasilan 95%
  123. Cara Aborsi Atau Menggugurkan Kandungan Pada Janin 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam 24 Jam
  124. Beli Obat Aborsi (Cytotec) Tanpa Resep Dokter Untuk Mengakhiri Kehamilan
  125. Aborsi Mandiri Dengan Obat Penggugur Kandungan Cytotec 400mcg Tanpa Bantuan Medis
  126. Jual Obat Aborsi Cytotec 400mg 082323639996 Cara Menggugurkan Kehamilan Diluar Nikah
  127. Jual Pil Aborsi Cytotec 400mcg Untuk Menggugurkan Kandungan Janin 1-8 Bulan
  128. Jual Cytotec Asli 0823-2363-9996 Obat Aborsi Resmi BPOM Tanpa Bahan Berbahaya
  129. Indikasi Obat Aborsi Asli Cytotec 400mcg (Dosis Tinggi) Kemasan Botol
  130. Harga Obat Aborsi Cytotec 400mcg Di Apotek Umum Terdekat
  131. Cytotec Untuk Aborsi Mandiri Yang Aman Menggugurkan Kandungan Dalam Hitungan Jam
  132. Cara Menggugurkan Kandungan Dengan Obat Cytotec 400mcg Keberhasilan 95%
  133. Cara Aborsi Atau Menggugurkan Kandungan Pada Janin 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam 24 Jam
  134. Beli Obat Aborsi (Cytotec) Tanpa Resep Dokter Untuk Mengakhiri Kehamilan
  135. Aborsi Mandiri Dengan Obat Penggugur Kandungan Cytotec 400mcg Tanpa Bantuan Medis
  136. cytotec
  137. cytotec
  138. cara menggugurkan kandungan

Silahkan untuk Mengunjungi Juga

Backlink

Toko Herbal

Slot

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Obat Aborsi

Obat Pelancar Haid

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Apotik

Cyrux

Inflesco

Misotab

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Obat Penggugur Kandungan

Cara Menggugurkan Kandungan

Cara Menggugurkan Kandungan

Cara Menggugurkan Kandungan

obat aborsi Tradisional

Obat Aborsi Asli

obat aborsi

obat penggugur kandungan

jual cytotec asli

Cytotec 400mg

jual cytotec

obat aborsi 1 bulan

Cytotec

Cytotec

Apotik

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Misotab

Jual Obat Aborsi

obat aborsi Tradisional

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

Cytotec

Cytotec