A Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos permite ao cidadão expressar oficialmente o desejo de doar seus órgãos após a morte, assegurando que essa decisão seja respeitada
No último sábado (19/10), os Tabelionatos de Notas de Manaus foram palco da Jornada Notarial da Família, um evento que promoveu a conscientização e a orientação jurídica sobre doação de órgãos. Realizado das 8h às 12h, a iniciativa contou com a participação dos nove tabelionatos da capital amazonense e resultou na solicitação de 44 Autorizações Eletrônicas para Doação de Órgãos (AEDOs). Somado às 5 solicitações realizadas no domingo, quase 50 AEDOs foram solicitadas.
O evento teve como objetivo principal sensibilizar a população sobre a importância de ser um doador de órgãos e facilitar o registro dessa vontade por meio do serviço digital. A AEDO é um documento eletrônico que permite ao cidadão expressar oficialmente o desejo de doar seus órgãos após a morte, assegurando que essa decisão seja respeitada. Durante a Jornada Notarial, os cidadãos puderam obter orientações jurídicas e emitir o documento gratuitamente, simplificando o processo de formalização dessa escolha.
“A ação reforça a importância de campanhas de conscientização para a doação de órgãos, destacando que a manifestação de vontade por meio da AEDO garante que o desejo do doador seja cumprido, independentemente das circunstâncias. A adesão à Jornada Notarial demonstra o compromisso dos Tabelionatos de Notas de Manaus em promover a cidadania e facilitar o acesso a serviços essenciais, utilizando a tecnologia para simplificar processos importantes como este”, disse o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Amazonas (CNB/AM), Marcelo Lima Filho.
A Jornada Notarial da Família reafirmou a importância da atuação conjunta dos cartórios e da sociedade na promoção de causas de grande impacto social, como a doação de órgãos, e contribuiu para fortalecer a consciência sobre o tema na população de Manaus.
Fonte: CNB/AM