Ao participar da abertura oficial do XXIV Congresso Paulista de Direito Notarial nesta quarta-feira (27.08), em São Paulo, a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), Giselle Oliveira de Barros, destacou o protagonismo no notariado brasileiro em âmbito interacional e anunciou o lançamento da Inteligência Artificial do Notariado, que acontecerá em setembro, durante o Encontro Notarial do Sudeste, em Belo Horizonte (MG).
O evento, promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), segue até o dia 29 de agosto, reunindo notários, registradores, juristas e representantes do Poder Público para debater temas como a reforma do Código Civil, planejamento sucessório, inteligência artificial, smart contracts e os novos desafios da Conta Notarial.
“Conduzimos um notariado inquieto, que busca evoluir continuamente e que em breve apresentará duas novas ferramentas a todos vocês: a inteligência artificial do notariado, que estará integrada à plataforma do e-Notariado, e será lançada oficialmente no Encontro Notarial do Sudeste, em setembro, em Belo Horizonte, e a integração online entre o e-notariado e o RI Digital, do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis do Brasil (ONR)”, afirmou Giselle.
A presidente destacou o legado do notariado nos últimos anos, com a consolidação do e-Notariado, a ampliação de atribuições com o Marco Legal das Garantias, além de mecanismos de desjudicialização, campanhas sociais de grande impacto, um forte trabalho de comunicação e um inédito movimento de capacitação gratuita para os notários de todo o Brasil.
“Este é o notariado que deixamos como legado. Um notariado que, no momento mais delicado da nossa história recente, quebrou paradigmas, conduziu a sua transformação digital e construiu a plataforma que, desde 2020, vem revolucionando nossos serviços e permitiu que 100% dos atos notariais fossem disponibilizados aos cidadãos de forma eletrônica – o e-Notariado.”
“Cada vez mais devemos ter um espírito colaborativo, pois, não faz sentido falar em fortalecimento do notariado paulista, sem um notariado brasileiro forte. Por esse motivo, temos andado de mãos dadas com o Conselho Federal do Colégio Notarial, trabalhando ombro a ombro com todos os demais Estados da Federação. Também por esse motivo, destaco que o CNB/SP somou sua marca aos demais estados federativos, fazendo um rebranding para que seu logo demonstre que estamos todos juntos nessa jornada.”, afirmou o André Toledo, presidente do CNB/SP e anfitrião do evento.
Compuseram ainda a mesa de abertura: Ian Cavalcante, presidente da Comissão Nacional de Direito Notarial e Registral da OAB/CF; Rachel Ximenes, presidente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da OAB/SP; George Takeda, presidente da Anoreg/SP e da Arisp/SP; Cláudio Marçal, presidente do Sinoreg/SP e vice-presidente do IEPTB/SP; e José Carlos Alves, presidente do IEPTB/SP e diretor da Anoreg/SP.
Em seu primeiro dia, o evento contou ainda com a palestra magna “Economia Política Comparada do Notariado: Contribuição Possível para a Construção de um Novo Direito nos BRICS?”, ministrada pelo jurista e professor italiano Ugo Matei, que esteve acompanhado pelo diretor eleito (2022/2026) e professor titular da Faculdade de Direito da USP, Celso Campilongo, e pelo doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Osny Filho, em painel mediado pelo tabelião Alexandre Kassama.
Fonte: CNB/CF