skip to Main Content

Marcelo Lessa da Silva

Análise crítica da reforma administrativa a partir da experiência notarial e registral, revelando um modelo de eficiência e justiça fiscal para o Estado.

Introdução

A discussão em torno da reforma administrativa reacendeu o debate sobre eficiência, racionalidade de gastos e modernização do Estado brasileiro. Contudo, é preciso distinguir dois contextos: a PEC 32/20, hoje arquivada, e a nova proposta em elaboração no Congresso Nacional, sob relatoria do deputado Federal Pedro Paulo (PSD-RJ).

O relator tem reiterado que a proposta atual não aproveita dispositivos da PEC 32 e vem sendo construída a partir de diálogo amplo com categorias e instituições. Em suas declarações públicas, defende um Estado mais eficiente, digital e moderno, baseado em meritocracia e em modelos de gestão já bem-sucedidos. O grupo de trabalho promoveu dezenas de audiências públicas e colheu mais de duzentas contribuições, colocando a reforma entre as prioridades da Câmara dos Deputados.

Esse contexto é propício para refletir sobre como os serviços notariais e registrais brasileiros, instituídos pela CF/88, já se configuram como experiência bem-sucedida de governança pública, que concilia Estado Social, inovação e racionalidade administrativa, devendo ser estudada e considerada como referência para outros setores.

1. O arranjo constitucional de 1988: Estado Social e Nova Gestão Pública

O art. 236 da CF/88 criou um modelo híbrido que concilia o ideal do Estado de Bem-Estar Social com os princípios da Nova Gestão Pública (NGP – New Public Management).

Esse arranjo rompeu com o antigo regime de serventias vitalícias e hereditárias, custeadas pelo orçamento, e instituiu:

Titularidade pública, assegurando a fé pública e a segurança jurídica;

Gestão privada por delegatário, selecionado por concurso público;

Fiscalização permanente pelo Poder Judiciário.

Assim, o constituinte originário conciliou a função social dos serviços extrajudiciais com a busca de eficiência e desoneração fiscal, em sintonia com a lógica da NGP.

2. Do custo estatal à desoneração plena

Antes de 1988, diversas serventias oficializadas oneravam os cofres públicos. Após a reforma constitucional, todo o custeio passou a ser responsabilidade dos delegatários: instalações, pessoal (mais de 104 mil empregados celetistas), tecnologia e modernização.

Atualmente, as 12.512 serventias não consomem recursos do orçamento. Ao contrário: repassam parte expressiva da arrecadação bruta ao sistema de justiça, beneficiando o Judiciário, o Ministério Público, as Defensorias e as Procuradorias estaduais. É um modelo que gera duplo ganho: 1. desoneração completa do erário; 2. retorno financeiro contínuo ao setor público. Além, do pagamento de tributos em geral, como o ISSQN aos entes municipais; todos os tributos sobre a folha dos funcionários com pessoa física, um exemplo são os 20% do patronal sobre a folha, bem como toda responsabilidade trabalhista; 27,5% da remuneração líquida à Receita Federal, ou seja, quase 1/3 de seu ganho é repassado aos cofres da União. Ou seja, todo esse custo saiu dos cofres públicos e passou a ser de conta e risco dos delegatários. Desoneração total do erário público.

3. Extrajudicialização: Economia bilionária ao Estado, acompanhada de celeridade e eficiência na prestação dos serviços públicos extrajudicializados

A extrajudicialização consolidou-se como política pública de acesso à justiça multiportas. Apenas a lei 11.441/07, que autorizou inventários e divórcios consensuais em cartório, representou economia de R$ 8,3 bilhões ao Estado e reduziu prazos de anos para dias.

Outros exemplos:

Protesto de CDA: Recuperação de bilhões gratuitamente para União e Estados.

Usucapião extrajudicial: Redução de mais de dois anos para cerca de seis meses.

Reconhecimento de paternidade: Mais de 260 mil atos realizados, com impacto direto em políticas públicas.

Esses resultados demonstram que o sistema notarial e registral apresentou-se como a solução para a sobrecarga judicial garantindo acesso à justiça aos jurisdicionados no atual sistema brasileiro de justiça multiportas para situações de menor complexidade enquanto o Poder Judiciário se concentra em resoluções de demandas mais complexas.

4. Confiança social e legitimidade democrática

Pesquisa Datafolha (2022) revelou que os cartórios são a instituição mais confiável do Brasil, com 76% de aprovação.

Esse reconhecimento decorre da neutralidade técnica e da relevância social das serventias, que também funcionam como braço informacional do Estado:

Comunicação de óbitos ao INSS;

Dados vitais ao IBGE;

Emissão de CPF na certidão de nascimento;

Comunicações obrigatórias ao COAF e à Receita (DOI).

Trata-se de uma rede capilarizada de coleta e fornecimento de informações essenciais, gratuita para o Poder Público.

5. Inovação e digitalização: SERP e e-Notariado

O setor extrajudicial lidera a transformação digital no Brasil:

O SERP – Sistema Eletrônico dos Registros Públicos, instituído pela lei 14.382/22, integra todas as serventias do país em plataforma única.

O e-Notariado (provimento CNJ 100/20) viabiliza escrituras e procurações digitais, com assinatura eletrônica e videoconferência.

Essas iniciativas, financiadas exclusivamente pelos delegatários, mostram como é possível modernizar serviços públicos com segurança jurídica, eficiência e custo zero ao erário.

6. Remuneração, teto e as verdadeiras distorções

Apesar dos avanços, algumas críticas surgem no debate da reforma, em especial quanto à remuneração e aos valores cobrados pelos serviços.

6.1 O equívoco do teto remuneratório

A proposta de impor um teto sobre a renda líquida dos delegatários incorre em dois equívocos:

Conceitual: O delegatário não é servidor público, mas gestor privado sob delegação estatal.

Econômico: Se houvesse equiparação, o Estado teria que estender também as garantias estatutárias (licenças, férias, previdência especial), criando ônus bilionário inexistente hoje.

6.2 O mito dos altos valores e a distorção legislativa dos adicionais

A lei 10.169/00, art. 1º, parágrafo único, determina que os emolumentos devem corresponder apenas ao custo e à adequada remuneração do serviço.

Entretanto, em diversos Estados, leis aprovaram percentuais adicionais sobre os emolumentos para fundos do sistema de justiça – apelidados no debate público de “penduricalhos” -, alguns superiores a 50% do valor do ato.

Exemplos:

São Paulo: Lei 11.331/02 (alterada pela lei 15.855/15) – até 40% destinados a fundos do TJ, MP e Procuradoria.

Bahia: Lei 12.352/11 – percentuais que superam 50% em determinados atos, destinados a fundos de reaparelhamento.

Rio Grande do Norte: LC 324/06 – repasses ao Fundo de Desenvolvimento da Justiça.

O resultado é uma bitributação indireta que onera injustamente o cidadão e compromete a isonomia entre estados.

6.3 O que a reforma deve enfrentar

Com o escopo de efetivar a justiça social no país, a reforma administrativa deve enfrentar a distorção criada por essas leis estaduais e restabelecer o espírito do art. 236 da CF/88 e da lei 10.169/00. É necessário retirar da legislação qualquer brecha que permitiu o surgimento paulatino dessas cobranças extras, os chamados “penduricalhos”.

Portanto, o caminho seria:

Alterar a lei 10.169/00, vedando expressamente tais adicionais;

Assegurar que os emolumentos reflitam apenas o custo e a remuneração adequada e suficiente do serviço prestado;

Uniformizar nacionalmente os critérios de cobrança, eliminando disparidades;

Restituir à lei orçamentária a função de financiar órgãos públicos, preservando os emolumentos como taxa contraprestacional, e não como instrumento de tributação indireta.

7. Governança pública colaborativa: Modelo exportável

O sistema extrajudicial é exemplo de governança pública colaborativa:

Particulares assumem risco e investimento;

O Judiciário regula e fiscaliza;

A sociedade recebe serviços céleres, digitais e com gratuidades sociais.

Como demonstrei em Justiça Multiportas, Serventias Extrajudiciais e a Integração de Foros: Nova Governança Pública no Poder Judiciário brasileiro (Dialética, 2024), trata-se de experiência acadêmica nacional que aplica a Nova Governança Pública (NGP – New Public Management) ao Judiciário. O arranjo extrajudicial materializa eficiência, meritocracia e inovação tecnológica, sendo modelo exportável para outras áreas de prestação de serviços públicos.

8. Contextualização contemporânea da reforma

As falas do deputado Pedro Paulo reforçam a pertinência dessa análise. Ele tem resumido sua proposta em três eixos:

Diálogo amplo – dezenas de audiências públicas e mais de 200 contribuições.

Combate a “penduricalhos” – foco em racionalizar gastos e disciplinar distorções remuneratórias.

Estado moderno – mais eficiente, digital, meritocrático e orientado a resultados.

Esses pontos convergem com a experiência extrajudicial: digitalização avançada (SERP e e-Notariado), ingresso meritocrático (concurso público), eficiência fiscal (custo zero ao erário) e entrega de valor público (gratuidades e repasses).

Conclusão

A experiência notarial e registral no Brasil deve ser vista como referência de governança pública eficiente: desburocratizada, digital, meritocrática e sem custo ao erário – permitindo que os recursos públicos sejam aplicados em áreas essenciais como saúde e educação.

Com o escopo de efetivar a justiça social, a reforma administrativa deve enfrentar as distorções que oneram a população, e não descaracterizar um modelo que há mais de três décadas concilia Estado Social, NGP e inovação tecnológica.

Nesse contexto, cabe a indagação: queremos voltar ao passado e reestatizar os cartórios extrajudiciais? Reassumir os custos de mais de 12 mil serventias e mais de 100 mil funcionários que hoje não custam um centavo ao Tesouro? Porque impor aos delegatários o teto remuneratório do funcionalismo público é, em última análise, condicioná-los ao regime jurídico dos servidores estatais, com todos os benefícios e encargos daí decorrentes – algo que o constituinte originário de 1988 deliberadamente afastou.

É isso que realmente deseja a sociedade brasileira: reverter uma experiência consolidada que se mostra exemplo de eficiência, modernização e justiça fiscal?

ARTIGOS E RELATÓRIOS

ASSOCIAÇÃO DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO BRASIL (ANOREG/BR). Cartório em Números: Especial Desjudicialização. 6. ed. Brasília: Anoreg/BR, 2024.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Justiça em Números 2024: ano-base 2023. Brasília: CNJ, 2024.

LESSA DA SILVA, Marcelo. Extrajudicialização: um novo e eficiente acesso à justiça multiportas. Migalhas, São Paulo, 29 ago. 2025. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/438855/extrajudicializacao-um-novo-e-eficiente-acesso-a-justica-multiportas. Acesso em: 4 set. 2025.

LESSA DA SILVA, Marcelo. O direito humano e fundamental de acesso à justiça. Migalhas, São Paulo, 28 ago. 2025. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/438563/o-direito-humano-e-fundamental-de-acesso-a-justica. Acesso em: 4 set. 2025.

LESSA DA SILVA, Marcelo. A eficiência extrajudicial como solução para o Estado e o cidadão. Migalhas, São Paulo, 4 set. 2025. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/439244/a-eficiencia-extrajudicial-como-solucao-para-o-estado-e-o-cidadao. Acesso em: 5 set. 2025.

LEGISLAÇÃO

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

BRASIL. Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973. Dispõe sobre os registros públicos. Brasília, DF: Presidência da República, 1973.

BRASIL. Lei nº 8.935, de 18 de novembro de 1994. Regulamenta o art. 236 da Constituição Federal. Brasília, DF: Presidência da República, 1994.

BRASIL. Lei nº 10.169, de 29 de dezembro de 2000. Dispõe sobre a fixação de emolumentos. Brasília, DF: Presidência da República, 2000.

BRASIL. Lei nº 11.441, de 4 de janeiro de 2007. Dispõe sobre inventário e divórcio consensual extrajudicial. Brasília, DF: Presidência da República, 2007.

BRASIL. Lei nº 14.382, de 27 de junho de 2022. Institui o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP). Brasília, DF: Presidência da República, 2022.

BRASIL. Lei nº 14.711, de 30 de outubro de 2023. Institui o Marco Legal das Garantias. Brasília, DF: Presidência da República, 2023.

BAHIA. Lei nº 12.352, de 29 de setembro de 2011. Dispõe sobre taxa de fiscalização judiciária e emolumentos. Salvador, 2011.

RIO GRANDE DO NORTE. Lei Complementar nº 324, de 6 de julho de 2006. Cria o Fundo de Desenvolvimento da Justiça – FDJ. Natal, 2006.

SÃO PAULO. Lei nº 11.331, de 26 de dezembro de 2002. Dispõe sobre emolumentos; alterada pela Lei nº 15.855, de 2 de julho de 2015. São Paulo, 2002.

REFERÊNCIAS ACADÊMICAS E ENTREVISTAS

DIAS, Eduardo Rocha; SALES, Lília Maia de Morais; SILVA, Marcelo Lessa da. Notários e registradores: protagonistas de um novo sistema de acesso à justiça no Brasil. Scientia Iuris, Londrina, v. 26, n. 3, p. 32-50, nov. 2022. DOI: 10.5433/2178-8189.2022v26n3p32.

LESSA DA SILVA, Marcelo. Justiça Multiportas, Serventias Extrajudiciais e a Integração de Foros: Nova Governança Pública no Poder Judiciário brasileiro. São Paulo: Dialética, 2024.

NALINI, José Renato. Discurso no 1º Seminário Brasileiro das Centrais de Registro de Imóveis. São Paulo, 2016.

NALINI, José Renato. O extrajudicial descobriu o caminho da eficiência. Entrevista à Arpen/SP, 2013.

DECLARAÇÕES DO DEPUTADO PEDRO PAULO

INFO MONEY. Como vai ficar a estabilidade do servidor após a reforma administrativa? Relator responde. Infomoney, São Paulo, 2025. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/mercados/como-vai-ficar-estabilidade-do-servidor-apos-reforma-administrativa-relator-responde/. Acesso em: 4 set. 2025.

PODER360. Pedro Paulo quer limitar “penduricalhos” com reforma administrativa. Poder360, Brasília, 2025. Disponível em: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/pedro-paulo-quer-limitar-penduricalhos-com-reforma-administrativa/. Acesso em: 4 set. 2025.

AGÊNCIA CÂMARA. Especialistas defendem reforma administrativa com foco em melhores serviços e fim de privilégios. Agência Câmara, 2025. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1196083-especialistas-defendem-reforma-administrativa-com-foco-em-melhores-servicos-e-fim-de-privilegios/. Acesso em: 4 set. 2025.

[PEDRO PAULO – INSTAGRAM]. Postagens sobre a Reforma Administrativa. Instagram, 2025. Disponível em: https://www.instagram.com/pedropaulocarioca/. Acesso em: 4 set. 2025.

Fonte: Migalhas

Silahkan untuk Mengunjungi Juga

Backlink

Toko Herbal

Slot

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Obat Aborsi

Obat Pelancar Haid

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Apotik

Cyrux

Inflesco

Misotab

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Obat Penggugur Kandungan

Cara Menggugurkan Kandungan

Cara Menggugurkan Kandungan

Cara Menggugurkan Kandungan

obat aborsi Tradisional

Obat Aborsi Asli

obat aborsi

obat penggugur kandungan

jual cytotec asli

Cytotec 400mg

jual cytotec

obat aborsi 1 bulan

Cytotec

Cytotec

Apotik

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Misotab

Jual Obat Aborsi

obat aborsi Tradisional

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

Cytotec

Cytotec

Back To Top

jasa backlink web berkualitas

  1. Obat Penggugur Kandungan
  2. Obat Aborsi
  3. Cytotec
  4. Cytotec
  5. Pembuktian Obat Penggugur Kandungan Cytotec Untuk Aborsi Mandiri
  6. Misoprostol Pil Aborsi Dan Cara Penggunaan Obat Aborsi Cytotec 400mg
  7. 7 Nama Misoprostol Obat Aborsi Kandungan Yang Dijual Di Apotek
  8. Mengungkap Fakta Cytotec: Obat Aborsi (Misoprostol) dalam Praktik Kesehatan Reproduksi
  9. Obat Aborsi Cytotec: Apa Yang Perlu Diketahui Oleh Pasien
  10. Obat Misoprostol Dapat Menyebabkan Keguguran Dijual Di Apotik​
  11. Cara Menggugurkan Kandungan Menggunakan Pil Aborsi Cytotec Secara Tepat
  12. Panduan Umum Tentang Obat Aborsi: Cara Kerja, Efek Samping & Efektifitas Dalam Menggugurkan Janin
  13. Pil Aborsi Cytotec Misoprostol Asli Untuk Menggugurkan Kandungan
  14. Pembuktian Obat Penggugur Kandungan Cytotec Untuk Aborsi Mandiri
  15. Cara Menggugurkan Kandungan Menggunakan Obat Cytotec 400 Mcg
  16. 3 Jenis Obat Aborsi Yang Digunakan Untuk Pengguguran Kandungan
  17. Cara aborsi
  18. Obat penggugur kandungan Cytotec 400mcg
  19. Perbandingan obat penggugur kandungan Cytotec gastrul
  20. obat aborsi dan cara kerjanya
  21. daftar ama obat aborsi
  22. Cara menggugurkan kandungan dengan obat aborsi
  23. penelusuran obat aborsi cytotec misoprostol untuk keperluan pengguguran janin
  24. Perbandingan Obat Penggugur Kandungan: Pilihan dan Rekomendasi Cytotec Atau Gastrul?
  25. Menggunakan Cytotec Misoprostol: Informasi Penting untuk Pasien Aborsi Mandiri
  26. Berbagai Jenis Obat Aborsi Dan Cara Kerjanya Serta Efek Sampingnya
  27. Berikut Daftar Obat Penggugur Kandungan yang Terbukti Berhasil Tuntas
  28. Daftar Obat Penggugur Kandungan yang Terbukti Berhasil Tuntas
  29. Cara Menggugurkan Kandungan Usia Kehamilan 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam Hitungan Jam Tanpa Efek Samping
  30. Cara Menggugurkan Kandungan Usia Kehamilan 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam Hitungan Jam Tanpa Efek Samping
  31. obat aborsi kandungan merk Cytotec gastrul
  32. Obat Penggugur Kandungangan cytotec asli
  33. 7 Merek Dagang Misoprostol Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Ada Di Apotek
  34. Cara Menggugurkan Kandungan Usia 1-6 Bulan Secara Cepat Alami Dalam 24 Jam Dengan Tuntas
  35. Panduan Penggunaan Misoprostol Cytotec Asli untuk Aborsi Medis yang Aman dan Efektif
  36. Pil Aborsi Janin
  37. Misotab: Obat Penggugur Kandungan Misoprostol Yang Ampuh, Sejenis Dengan Cytotec & Gastrul
  38. Obat Penggugur Kandungan: Kesan Pertama Mengenai Harga Cytotec Dan Apa Yang Harus Diketahui?
  39. Pilihan Harga Cytotec: Ketahui Obat Penggugur Kandungan Yang Asli
  40. Cara Menggugurkan Kandungan Usia 2-3 Bulan Secara Cepat Alami Dalam 24 Jam Dengan Tuntas
  41. Pilihan Obat Aborsi Cytotec Misoprostol Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Bisa Digunakan
  42. Informasi Penggunaan: Pertimbangan Harga Cytotec, Obat Penggugur Kandungan Misoprostol & Keasliannya
  43. Perbandingan Umum Harga Cytotec: Indikasi Obat Penggugur Kandungan Misoprostol Asli Dan Palsu
  44. Apa Itu Misotab? Obat Penggugur Kandungan Misoprostol Sejenis Dengan Cytotec & Gastrul
  45. Obat Penggugur Kandungan: Kesan Pertama tentang Harga Dan Apa Yang Perlu Diketahui?
  46. Obat Aborsi Cytotec, Sopros, Noprostol Apakah Jenis Misoprostol Yang Aman Untuk Pengguguran?
  47. Obat Aborsi Cytotec
  48. Obat penggugur kandungan
  49. Obat Aborsi Cytotec gastrul asli
  50. Obat Aborsi
  51. GASTRUL
  52. Pil Gastrul dan Cytotec: Bongkar Mitos dan Fakta Seputar Obat Aborsi Paling Aman Dan Ampuh
  53. Obat Aborsi Cytotec Misoprostol Adalah Pil Penggugur Janin Paling Ampuh
  54. Pil Gastrul dan Cytotec: Bongkar Mitos dan Fakta Seputar Obat Aborsi Paling Aman Dan Ampuh
  55. Obat Aborsi Cytotec Asli Untuk Menggugurkan Kandungan Secara Efektif
  56. Pahami Cytotec Asli Mendalam Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  57. Pahami Cytotec Mendalam Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  58. Pahami Cytotec Mendalam Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  59. Pahami Obat Aborsi Cytotec Mendalam Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  60. Bentuk Pil Aborsi Cytotec Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  61. Pil Aborsi Cytotec Obat Penggugur Kandungan
  62. Pil Aborsi Mandiri Menggunakan Cytotec Obat Penggugur Kandungan
  63. Cytotec Obat Penggugur Kandungan
  64. Cytotec Misoprostol Obat Penggugur Kandungan
  65. Obat Penggugur Kandungan Yang Aman Digunakan Untuk borsi Mandiri
  66. Apa Itu Sopros? Obat Penggugur Kandungan Dosis Tepat Untuk Aborsi Mandiri
  67. Apa Itu Cytotec 400mcg? Obat Penggugur Kandungan Dengan Efektifitas Tinggi
  68. Kegunaan Cytotec 400Mcg Sebagai Obat Penggugur Kandungan Tanpa Efek Samping
  69. 5 Cara Menggugurkan Kandungan Paling Banyak Digunakan Untuk Aborsi Mandiri
  70. Cytotec Adalah Pil Aborsi Atau Obat Penggugur Kandungan Paling Banyak Dicari
  71. Panduan Lengkap: Perbedaan Obat Aborsi Cytotec, Misoprostol, dan Gastrul di Apotek
  72. 9 Merek Cytotec Misoprostol: Penggunaan Obat Penggugur Kandungan Sebagai Obat Aborsi
  73. Apa itu Obat Gastrul: Dosis, Manfaat, Efek Samping Serta Kontra Indikasi
  74. Cara Menggugurkan Kandungan: Secara Alami, Tindakan Medis Dan Obat Aborsi
  75. Obat Aborsi Misoprostol Cytotec Solusi Atau Masalah Sebagai Obat Penggugur Kandungan Darurat
  76. Pil Aborsi Cytotec Gastrul Invitec Sebagai Obat Penggugur Kandungan Resmi Di indonesia
  77. Cara Menggugurkan Kandungan: Dengan Cepat, Medis Dan Obat Aborsi
  78. Cara Menggugurkan Kandungan: Secara Cepat, Tindakan Medis Dan Obat Aborsi
  79. 3 Rekomendasi Obat Aborsi Dengan Nama Populer Yang Efektif Untuk Menggugurkan Kandungan
  80. Apa Saja Jenis Obat Penggugur Kandungan Yang Aman Untuk Aborsi Janin?
  81. Apa Saja Jenis Obat Penggugur Kandungan Yang Efektif Untuk Aborsi Sendiri
  82. Obat Penggugur Kandungan
  83. Obat Aborsi
  84. Cara Menggugurkan Kandungan
  85. Cytotec Obat Aborsi Kandungan
  86. Cara Menggugurkan Kandungan
  87. Obat Aborsi Untuk Menggugurkan Janin
  88. Obat Penggugur Kandungan
  89. Cara Menggugurkan Kandungan
  90. Cara Menggugurkan Kandungan Secara Cepat Dalam Hitungan Jam Dengan Obat Aborsi
  91. jual cytotec dan cara menggugurkan kandungan
  92. jual cytotec
  93. obat penggugur kandungan
  94. jual cytotec
  95. obat penggugur kandungan
  96. Jual Obat Aborsi Cytotec 400mg 082323639996 Cara Menggugurkan Kehamilan Diluar Nikah
  97. Jual Pil Aborsi Cytotec 400mcg Untuk Menggugurkan Kandungan Janin 1-8 Bulan
  98. Jual Cytotec Asli 0823-2363-9996 Obat Aborsi Resmi BPOM Tanpa Bahan Berbahaya
  99. Indikasi Obat Aborsi Asli Cytotec 400mcg (Dosis Tinggi) Kemasan Botol
  100. Harga Obat Aborsi Cytotec 400mcg Di Apotek Umum Terdekat
  101. Cytotec Untuk Aborsi Mandiri Yang Aman Menggugurkan Kandungan Dalam Hitungan Jam
  102. Cara Menggugurkan Kandungan Dengan Obat Cytotec 400mcg Keberhasilan 95%
  103. Cara Aborsi Atau Menggugurkan Kandungan Pada Janin 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam 24 Jam
  104. Beli Obat Aborsi (Cytotec) Tanpa Resep Dokter Untuk Mengakhiri Kehamilan
  105. Aborsi Mandiri Dengan Obat Penggugur Kandungan Cytotec 400mcg Tanpa Bantuan Medis
  106. Jual Obat Aborsi Cytotec 400mg 082323639996 Cara Menggugurkan Kehamilan Diluar Nikah
  107. Jual Pil Aborsi Cytotec 400mcg Untuk Menggugurkan Kandungan Janin 1-8 Bulan
  108. Jual Cytotec Asli 0823-2363-9996 Obat Aborsi Resmi BPOM Tanpa Bahan Berbahaya
  109. Indikasi Obat Aborsi Asli Cytotec 400mcg (Dosis Tinggi) Kemasan Botol
  110. Harga Obat Aborsi Cytotec 400mcg Di Apotek Umum Terdekat
  111. Cytotec Untuk Aborsi Mandiri Yang Aman Menggugurkan Kandungan Dalam Hitungan Jam
  112. Cara Menggugurkan Kandungan Dengan Obat Cytotec 400mcg Keberhasilan 95%
  113. Cara Aborsi Atau Menggugurkan Kandungan Pada Janin 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam 24 Jam
  114. Beli Obat Aborsi (Cytotec) Tanpa Resep Dokter Untuk Mengakhiri Kehamilan
  115. Aborsi Mandiri Dengan Obat Penggugur Kandungan Cytotec 400mcg Tanpa Bantuan Medis
  116. Jual Obat Aborsi Cytotec 400mg 082323639996 Cara Menggugurkan Kehamilan Diluar Nikah
  117. Jual Pil Aborsi Cytotec 400mcg Untuk Menggugurkan Kandungan Janin 1-8 Bulan
  118. Jual Cytotec Asli 0823-2363-9996 Obat Aborsi Resmi BPOM Tanpa Bahan Berbahaya
  119. Indikasi Obat Aborsi Asli Cytotec 400mcg (Dosis Tinggi) Kemasan Botol
  120. Harga Obat Aborsi Cytotec 400mcg Di Apotek Umum Terdekat
  121. Cytotec Untuk Aborsi Mandiri Yang Aman Menggugurkan Kandungan Dalam Hitungan Jam
  122. Cara Menggugurkan Kandungan Dengan Obat Cytotec 400mcg Keberhasilan 95%
  123. Cara Aborsi Atau Menggugurkan Kandungan Pada Janin 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam 24 Jam
  124. Beli Obat Aborsi (Cytotec) Tanpa Resep Dokter Untuk Mengakhiri Kehamilan
  125. Aborsi Mandiri Dengan Obat Penggugur Kandungan Cytotec 400mcg Tanpa Bantuan Medis
  126. Jual Obat Aborsi Cytotec 400mg 082323639996 Cara Menggugurkan Kehamilan Diluar Nikah
  127. Jual Pil Aborsi Cytotec 400mcg Untuk Menggugurkan Kandungan Janin 1-8 Bulan
  128. Jual Cytotec Asli 0823-2363-9996 Obat Aborsi Resmi BPOM Tanpa Bahan Berbahaya
  129. Indikasi Obat Aborsi Asli Cytotec 400mcg (Dosis Tinggi) Kemasan Botol
  130. Harga Obat Aborsi Cytotec 400mcg Di Apotek Umum Terdekat
  131. Cytotec Untuk Aborsi Mandiri Yang Aman Menggugurkan Kandungan Dalam Hitungan Jam
  132. Cara Menggugurkan Kandungan Dengan Obat Cytotec 400mcg Keberhasilan 95%
  133. Cara Aborsi Atau Menggugurkan Kandungan Pada Janin 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam 24 Jam
  134. Beli Obat Aborsi (Cytotec) Tanpa Resep Dokter Untuk Mengakhiri Kehamilan
  135. Aborsi Mandiri Dengan Obat Penggugur Kandungan Cytotec 400mcg Tanpa Bantuan Medis
  136. cytotec
  137. cytotec
  138. cara menggugurkan kandungan

Silahkan untuk Mengunjungi Juga

Backlink

Toko Herbal

Slot

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Obat Aborsi

Obat Pelancar Haid

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Apotik

Cyrux

Inflesco

Misotab

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Obat Penggugur Kandungan

Cara Menggugurkan Kandungan

Cara Menggugurkan Kandungan

Cara Menggugurkan Kandungan

obat aborsi Tradisional

Obat Aborsi Asli

obat aborsi

obat penggugur kandungan

jual cytotec asli

Cytotec 400mg

jual cytotec

obat aborsi 1 bulan

Cytotec

Cytotec

Apotik

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Cytotec

Misotab

Jual Obat Aborsi

obat aborsi Tradisional

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

obat aborsi

Cytotec

Cytotec