skip to Main Content

Civil

O constituinte originário definiu o regime jurídico dos notários e registradores como função estatal, exercida por particular, aprovado em concurso de provas e títulos, sob fiscalização do Poder Judiciário. Porém, delegou a regulamentação da atividade para lei ordinária, que disciplinará seus misteres e a fixará seus deveres e de responsabilidades (Constituição, artigo 236, caput e § 1ª). [1]

O ingresso é democrático, pela via da meritocracia, em concurso público de provas e títulos. Sua elaboração e aplicação se dá por banca presidida por um desembargador e suplente, composta de juízes de direito, registrador e tabelião, com participação do Ministério Público e da Ordem dos Advogados, a fim de garantir ao máximo de lisura e isonomia, isto é, a escolha do melhor candidato (Constituição, artigo 236, § 3º, Lei nº 8.935, de 1994, artigo 15, caput). [2]

Segundo entendimento firmado em controle concentrado de constitucionalidade, cuja relatoria se incumbiu o ex-ministro Carlos Ayres Brito, a Suprema Corte classificou-o como serviço de estatal, não propriamente público, embora não seja prestado pelo Estado diretamente. Isto porque a atividade é exercida em caráter privado, por conta e risco do delegatário. [3]

A partir dos ensinamentos de Vázquez de Mella, o desembargador Ricardo Dip justifica: a outorga de delegações de registros e notas é resultado de uma auctoritas, ou seja, saber reconhecido. Portanto, ele não advém da soberania política, mas sim da soberania social, exercido por pessoa física. [4]

A prestação e responsabilidade é exclusiva do titular, conforme a legislação, no gerenciamento financeiro e administrativo, inclusive perante despesas de custeio, investimento e pessoal, cabendo-lhe estabelecer normas, condições e obrigações, incumbindo-lhe garantir à prestação adequada e eficiente do serviço lhe delegado (Lei nº 8.935, de 1994, artigos 21 e 22). [5]

Delegação de serviços de notas e de registro

O regime de exercício da delegação de serviços de notas e de registro se faz com independência nas atribuições, limitado à lei e normas administrativas das corregedorias do Poder Judiciário, cujos principais deveres se encontram regulados na Lei nº 8.935, de 1994, artigo 30, caput e incisos.

Trata-se de controle finalístico e de legalidade na execução dos serviços, que devem ser adequados, contínuos, regulares, eficientes, gerais, cortês, a oferecer segurança aos usuários. O descumprimento dos deveres lhes imputados pode levar a perda da delegação, sob a fiscalização, em atividade atípica, da autoridade jurisdicional (Lei nº 6.015, de 1973, artigos 8º e 9º; Lei nº 8.935, de 1994) [6].

O exercício da função censório-disciplinar “conforma à tutória do delegante, só pode exercitar-se com espeque na legalidade, já porque assim o reclamam e impõem a independência profissional do registrador, o fim de segurança jurídica perseguido com o registro e o mesmo princípio da legalidade a que se aclima a administração pública”. A fulcro desta moldura legal é, a partir da lei e das normas técnicas administrativa, fiscalizar para que os “serviços sejam prestados com rapidez, qualidade satisfatória e de modo eficiente” — (caput de seu artigo 38 da Lei dos Notários e Registradores). [7]

A utilização do poder regulamentar das Corregedorias Gerais da Justiça, cogente aos titulares de delegação, está subordinada à Constituição e às leis, [8]  às realidades econômicas e fáticas presentes ao exercício do munus publicum,  nos termos dos artigos 20 e 24 da Lei de Introdução às Normas Brasileiras, inclusão dada pela Lei nº 13.655, de 2018. [9]

De acordo com os juristas, sob a direção de Carlos Ari Sundfeld, que auxiliaram na elaboração do anteprojeto da reforma da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, in verbis:

“Quem decide não pode ser voluntarista, usar meras intuições, improvisar ou se limitar a invocar fórmulas gerais como ‘interesse público’, ‘princípio da moralidade’ e outras. É preciso, com base em dados trazidos ao processo decisório, analisar problemas, opções e consequências reais. Afinal, as decisões estatais de qualquer seara produzem efeitos práticos no mundo e não apenas no plano das ideias.” [10]

Percebe-se, então, que a presença da sujeição especial ao notário e ao registrador quando exercem função, em nome do Estado, aos usuários do serviço; e sujeição geral nas relações travadas para consecução do serviço delegado, seja com prepostos, prestadores de serviço, instituições bancárias, estabelecimentos para aquisição de computadores, acesso à rede mundial de comunicação. Enfim, suprir dos meios para se atingir suas obrigações.

[1] No entendimento da Suprema Corte, o “Regime jurídico dos servidores notariais e de registro. Trata-se de atividades jurídicas que são próprias do Estado, porém exercidas por particulares mediante delegação. Exercidas ou traspassadas, mas não por conduto da concessão ou da permissão, normadas pelo caput do art. 175 da Constituição como instrumentos contratuais de privatização do exercício dessa atividade material (não jurídica) em que se constituem os serviços públicos. A delegação que lhes timbra a funcionalidade não se traduz, por nenhuma forma, em cláusulas contratuais. A sua delegação somente pode recair sobre pessoa natural, e não sobre uma empresa ou pessoa mercantil, visto que de empresa ou pessoa mercantil é que versa a Magna Carta Federal em tema de concessão ou permissão de serviço público. Para se tornar delegatária do poder público, tal pessoa natural há de ganhar habilitação em concurso público de provas e títulos, e não por adjudicação em processo licitatório, regrado, este, pela Constituição como antecedente necessário do contrato de concessão ou de permissão para o desempenho de serviço público. Cuida-se ainda de atividades estatais cujo exercício privado jaz sob a exclusiva fiscalização do Poder Judiciário, e não sob órgão ou entidade do Poder Executivo, sabido que por órgão ou entidade do Poder Executivo é que se dá a imediata fiscalização das empresas concessionárias ou permissionárias de serviços públicos. Por órgãos do Poder Judiciário é que se marca a presença do Estado para conferir certeza e liquidez jurídica às relações inter partes, com esta conhecida diferença: o modo usual de atuação do Poder Judiciário se dá sob o signo da contenciosidade, enquanto o invariável modo de atuação das serventias extraforenses não adentra essa delicada esfera da litigiosidade entre sujeitos de direito. Enfim, as atividades notariais e de registro não se inscrevem no âmbito das remuneráveis por tarifa ou preço público, mas no círculo das que se pautam por uma tabela de emolumentos, jungidos esses a normas gerais que se editam por lei necessariamente federal. (…)

[ADI 2.415, rel. min. Ayres Britto, j. 10-11-2011, P, DJE de 9-2-2012.] [2] Segundo jurisprudência da Corte Constitucional, “Serventias judiciais e extrajudiciais. Concurso público: arts. 37, II, e 236, § 3º, da CF. Ação direta de inconstitucionalidade do art. 14 do ADCT da Constituição do Estado de Santa Catarina, de 5-10-1989, que diz: “Fica assegurada aos substitutos das serventias, na vacância, a efetivação no cargo de titular, desde que, investidos na forma da lei, estejam em efetivo exercício, pelo prazo de três anos, na mesma serventia, na data da promulgação da Constituição”. É inconstitucional esse dispositivo por violar o princípio que exige concurso público de provas ou de provas e títulos, para a investidura em cargo público, como é o caso do titular de serventias judiciais (art. 37, II, da CF), e também para o ingresso na atividade notarial e de registro (art. 236, § 3º).[ADI 363, rel. min. Sydney Sanches, j. 15-2-1996, P, DJ de 3-5-1996.]. Cita-se também: AI 719.760 AgR, rel. min. Gilmar Mendes, j. 16-11-2010, 2ª T, DJE de 1º-12-2010; AI 541.408 AgR, rel. min. Ricardo Lewandowski, j. 23-6-2009, 1ª T, DJE de 14-8-2009; RE 182.641, rel. min. Octavio Gallotti, j. 22-8-1995, 1ª T, DJ de 15-3-1996.

[3] Numa frase, então, serviços notariais e de registro são típicas atividades estatais, mas não são serviços públicos, propriamente. Inscrevem-se, isto sim, entre as atividades tidas como função pública lato sensu, a exemplo das funções de legislação, diplomacia, defesa nacional, segurança pública, trânsito, controle externo e tantos outros cometimentos que, nem por ser de exclusivo domínio estatal, passam a se confundir com serviço público (g.n.).[ADI 3.643, voto do rel. min. Ayres Britto, j. 8-11-2006, P, DJ de 16-2-2007.] [4] DIP, Ricardo Marques. Registro sobre registros, n. 9: Princípio da independência jurídica do registrador – Parte terceira. Publicado pela Uniregistral. Vide: http://ead.uniregistral.com.br/index.php?option=com_joomdle&view=wrapper&moodle_page_type=course&id=2&Itemid=281; consultado em 24/06/2020, às 08:34 horas.

[5][5] Estranhamente, em recente decisão o Supremo Tribunal Federal contrariou à jurisprudência majoritária dos Tribunais. Entendia-se ser incidente aos serviços exercidos por notários e registradores, no âmbito civil, a responsabilidade em espécie objetiva e direta. Esta era a opção adequada ao regime proposto pelo legislador constituinte. Todavia, decidiu-se que o Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa. [RE 842.846, rel. min. Luiz Fux, j. 27-2-2019, P, DJE de 13-8-2019, Tema 777.]

O professor Celso Antônio Bandeira de Mello explica que há duas ordens de interesses que se devem compor na relação em apreço. O interesse público, curado pela Administração, reclama dele flexibilidade suficiente para atendimento das vicissitudes administrativas e variações a que está sujeito. O interesse particular postula suprimento de uma legítima pretensão ao lucro extraível do desemprenho da atividade em apreço, segundo os termos que as vinham regendo ao tempo do travamento do vínculo. Daí, que se defere a cada qual o que busca no negócio jurídico. Nem faria sentido conceder-lhes ou mais ou menos que o necessário à satisfação dos fins perseguidos. MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Parecer elaborado para Anoreg-SP. 10.07.2009, consulta em 23.06.2020, às 11:55 horas

Fonte: https://www.conjur.com.br/2024-abr-23/regime-juridico-do-exercicio-da-funcao-notarial-e-registral/

Back To Top
  1. Obat Penggugur Kandungan
  2. Obat Aborsi
  3. Cytotec
  4. Cytotec
  5. Pembuktian Obat Penggugur Kandungan Cytotec Untuk Aborsi Mandiri
  6. Misoprostol Pil Aborsi Dan Cara Penggunaan Obat Aborsi Cytotec 400mg
  7. 7 Nama Misoprostol Obat Aborsi Kandungan Yang Dijual Di Apotek
  8. Mengungkap Fakta Cytotec: Obat Aborsi (Misoprostol) dalam Praktik Kesehatan Reproduksi
  9. Obat Aborsi Cytotec: Apa Yang Perlu Diketahui Oleh Pasien
  10. Obat Misoprostol Dapat Menyebabkan Keguguran Dijual Di Apotik​
  11. Cara Menggugurkan Kandungan Menggunakan Pil Aborsi Cytotec Secara Tepat
  12. Panduan Umum Tentang Obat Aborsi: Cara Kerja, Efek Samping & Efektifitas Dalam Menggugurkan Janin
  13. Pil Aborsi Cytotec Misoprostol Asli Untuk Menggugurkan Kandungan
  14. Pembuktian Obat Penggugur Kandungan Cytotec Untuk Aborsi Mandiri
  15. Cara Menggugurkan Kandungan Menggunakan Obat Cytotec 400 Mcg
  16. 3 Jenis Obat Aborsi Yang Digunakan Untuk Pengguguran Kandungan
  17. Cara aborsi
  18. Obat penggugur kandungan Cytotec 400mcg
  19. Perbandingan obat penggugur kandungan Cytotec gastrul
  20. obat aborsi dan cara kerjanya
  21. daftar ama obat aborsi
  22. Cara menggugurkan kandungan dengan obat aborsi
  23. penelusuran obat aborsi cytotec misoprostol untuk keperluan pengguguran janin
  24. Perbandingan Obat Penggugur Kandungan: Pilihan dan Rekomendasi Cytotec Atau Gastrul?
  25. Menggunakan Cytotec Misoprostol: Informasi Penting untuk Pasien Aborsi Mandiri
  26. Berbagai Jenis Obat Aborsi Dan Cara Kerjanya Serta Efek Sampingnya
  27. Berikut Daftar Obat Penggugur Kandungan yang Terbukti Berhasil Tuntas
  28. Daftar Obat Penggugur Kandungan yang Terbukti Berhasil Tuntas
  29. Cara Menggugurkan Kandungan Usia Kehamilan 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam Hitungan Jam Tanpa Efek Samping
  30. Cara Menggugurkan Kandungan Usia Kehamilan 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam Hitungan Jam Tanpa Efek Samping
  31. obat aborsi kandungan merk Cytotec gastrul
  32. Obat Penggugur Kandungangan cytotec asli
  33. 7 Merek Dagang Misoprostol Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Ada Di Apotek
  34. Cara Menggugurkan Kandungan Usia 1-6 Bulan Secara Cepat Alami Dalam 24 Jam Dengan Tuntas
  35. Panduan Penggunaan Misoprostol Cytotec Asli untuk Aborsi Medis yang Aman dan Efektif
  36. Pil Aborsi Janin
  37. Misotab: Obat Penggugur Kandungan Misoprostol Yang Ampuh, Sejenis Dengan Cytotec & Gastrul
  38. Obat Penggugur Kandungan: Kesan Pertama Mengenai Harga Cytotec Dan Apa Yang Harus Diketahui?
  39. Pilihan Harga Cytotec: Ketahui Obat Penggugur Kandungan Yang Asli
  40. Cara Menggugurkan Kandungan Usia 2-3 Bulan Secara Cepat Alami Dalam 24 Jam Dengan Tuntas
  41. Pilihan Obat Aborsi Cytotec Misoprostol Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Bisa Digunakan
  42. Informasi Penggunaan: Pertimbangan Harga Cytotec, Obat Penggugur Kandungan Misoprostol & Keasliannya
  43. Perbandingan Umum Harga Cytotec: Indikasi Obat Penggugur Kandungan Misoprostol Asli Dan Palsu
  44. Apa Itu Misotab? Obat Penggugur Kandungan Misoprostol Sejenis Dengan Cytotec & Gastrul
  45. Obat Penggugur Kandungan: Kesan Pertama tentang Harga Dan Apa Yang Perlu Diketahui?
  46. Obat Aborsi Cytotec, Sopros, Noprostol Apakah Jenis Misoprostol Yang Aman Untuk Pengguguran?
  47. Obat Aborsi Cytotec
  48. Obat penggugur kandungan
  49. Obat Aborsi Cytotec gastrul asli
  50. Obat Aborsi
  51. GASTRUL
  52. Pil Gastrul dan Cytotec: Bongkar Mitos dan Fakta Seputar Obat Aborsi Paling Aman Dan Ampuh
  53. Obat Aborsi Cytotec Misoprostol Adalah Pil Penggugur Janin Paling Ampuh
  54. Pil Gastrul dan Cytotec: Bongkar Mitos dan Fakta Seputar Obat Aborsi Paling Aman Dan Ampuh
  55. Obat Aborsi Cytotec Asli Untuk Menggugurkan Kandungan Secara Efektif
  56. Pahami Cytotec Asli Mendalam Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  57. Pahami Cytotec Mendalam Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  58. Pahami Cytotec Mendalam Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  59. Pahami Obat Aborsi Cytotec Mendalam Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  60. Bentuk Pil Aborsi Cytotec Sebagai Obat Penggugur Kandungan Yang Aman
  61. Pil Aborsi Cytotec Obat Penggugur Kandungan
  62. Pil Aborsi Mandiri Menggunakan Cytotec Obat Penggugur Kandungan
  63. Cytotec Obat Penggugur Kandungan
  64. Cytotec Misoprostol Obat Penggugur Kandungan
  65. Obat Penggugur Kandungan Yang Aman Digunakan Untuk borsi Mandiri
  66. Apa Itu Sopros? Obat Penggugur Kandungan Dosis Tepat Untuk Aborsi Mandiri
  67. Apa Itu Cytotec 400mcg? Obat Penggugur Kandungan Dengan Efektifitas Tinggi
  68. Kegunaan Cytotec 400Mcg Sebagai Obat Penggugur Kandungan Tanpa Efek Samping
  69. 5 Cara Menggugurkan Kandungan Paling Banyak Digunakan Untuk Aborsi Mandiri
  70. Cytotec Adalah Pil Aborsi Atau Obat Penggugur Kandungan Paling Banyak Dicari
  71. Panduan Lengkap: Perbedaan Obat Aborsi Cytotec, Misoprostol, dan Gastrul di Apotek
  72. 9 Merek Cytotec Misoprostol: Penggunaan Obat Penggugur Kandungan Sebagai Obat Aborsi
  73. Apa itu Obat Gastrul: Dosis, Manfaat, Efek Samping Serta Kontra Indikasi
  74. Cara Menggugurkan Kandungan: Secara Alami, Tindakan Medis Dan Obat Aborsi
  75. Obat Aborsi Misoprostol Cytotec Solusi Atau Masalah Sebagai Obat Penggugur Kandungan Darurat
  76. Pil Aborsi Cytotec Gastrul Invitec Sebagai Obat Penggugur Kandungan Resmi Di indonesia
  77. Cara Menggugurkan Kandungan: Dengan Cepat, Medis Dan Obat Aborsi
  78. Cara Menggugurkan Kandungan: Secara Cepat, Tindakan Medis Dan Obat Aborsi
  79. 3 Rekomendasi Obat Aborsi Dengan Nama Populer Yang Efektif Untuk Menggugurkan Kandungan
  80. Apa Saja Jenis Obat Penggugur Kandungan Yang Aman Untuk Aborsi Janin?
  81. Apa Saja Jenis Obat Penggugur Kandungan Yang Efektif Untuk Aborsi Sendiri
  82. Obat Penggugur Kandungan
  83. Obat Aborsi
  84. Cara Menggugurkan Kandungan
  85. Cytotec Obat Aborsi Kandungan
  86. Cara Menggugurkan Kandungan
  87. Obat Aborsi Untuk Menggugurkan Janin
  88. Obat Penggugur Kandungan
  89. Cara Menggugurkan Kandungan
  90. Cara Menggugurkan Kandungan Secara Cepat Dalam Hitungan Jam Dengan Obat Aborsi
  91. jual cytotec dan cara menggugurkan kandungan
  92. jual cytotec
  93. obat penggugur kandungan
  94. jual cytotec
  95. obat penggugur kandungan
  96. Jual Obat Aborsi Cytotec 400mg 082323639996 Cara Menggugurkan Kehamilan Diluar Nikah
  97. Jual Pil Aborsi Cytotec 400mcg Untuk Menggugurkan Kandungan Janin 1-8 Bulan
  98. Jual Cytotec Asli 0823-2363-9996 Obat Aborsi Resmi BPOM Tanpa Bahan Berbahaya
  99. Indikasi Obat Aborsi Asli Cytotec 400mcg (Dosis Tinggi) Kemasan Botol
  100. Harga Obat Aborsi Cytotec 400mcg Di Apotek Umum Terdekat
  101. Cytotec Untuk Aborsi Mandiri Yang Aman Menggugurkan Kandungan Dalam Hitungan Jam
  102. Cara Menggugurkan Kandungan Dengan Obat Cytotec 400mcg Keberhasilan 95%
  103. Cara Aborsi Atau Menggugurkan Kandungan Pada Janin 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam 24 Jam
  104. Beli Obat Aborsi (Cytotec) Tanpa Resep Dokter Untuk Mengakhiri Kehamilan
  105. Aborsi Mandiri Dengan Obat Penggugur Kandungan Cytotec 400mcg Tanpa Bantuan Medis
  106. Jual Obat Aborsi Cytotec 400mg 082323639996 Cara Menggugurkan Kehamilan Diluar Nikah
  107. Jual Pil Aborsi Cytotec 400mcg Untuk Menggugurkan Kandungan Janin 1-8 Bulan
  108. Jual Cytotec Asli 0823-2363-9996 Obat Aborsi Resmi BPOM Tanpa Bahan Berbahaya
  109. Indikasi Obat Aborsi Asli Cytotec 400mcg (Dosis Tinggi) Kemasan Botol
  110. Harga Obat Aborsi Cytotec 400mcg Di Apotek Umum Terdekat
  111. Cytotec Untuk Aborsi Mandiri Yang Aman Menggugurkan Kandungan Dalam Hitungan Jam
  112. Cara Menggugurkan Kandungan Dengan Obat Cytotec 400mcg Keberhasilan 95%
  113. Cara Aborsi Atau Menggugurkan Kandungan Pada Janin 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam 24 Jam
  114. Beli Obat Aborsi (Cytotec) Tanpa Resep Dokter Untuk Mengakhiri Kehamilan
  115. Aborsi Mandiri Dengan Obat Penggugur Kandungan Cytotec 400mcg Tanpa Bantuan Medis
  116. Jual Obat Aborsi Cytotec 400mg 082323639996 Cara Menggugurkan Kehamilan Diluar Nikah
  117. Jual Pil Aborsi Cytotec 400mcg Untuk Menggugurkan Kandungan Janin 1-8 Bulan
  118. Jual Cytotec Asli 0823-2363-9996 Obat Aborsi Resmi BPOM Tanpa Bahan Berbahaya
  119. Indikasi Obat Aborsi Asli Cytotec 400mcg (Dosis Tinggi) Kemasan Botol
  120. Harga Obat Aborsi Cytotec 400mcg Di Apotek Umum Terdekat
  121. Cytotec Untuk Aborsi Mandiri Yang Aman Menggugurkan Kandungan Dalam Hitungan Jam
  122. Cara Menggugurkan Kandungan Dengan Obat Cytotec 400mcg Keberhasilan 95%
  123. Cara Aborsi Atau Menggugurkan Kandungan Pada Janin 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam 24 Jam
  124. Beli Obat Aborsi (Cytotec) Tanpa Resep Dokter Untuk Mengakhiri Kehamilan
  125. Aborsi Mandiri Dengan Obat Penggugur Kandungan Cytotec 400mcg Tanpa Bantuan Medis
  126. Jual Obat Aborsi Cytotec 400mg 082323639996 Cara Menggugurkan Kehamilan Diluar Nikah
  127. Jual Pil Aborsi Cytotec 400mcg Untuk Menggugurkan Kandungan Janin 1-8 Bulan
  128. Jual Cytotec Asli 0823-2363-9996 Obat Aborsi Resmi BPOM Tanpa Bahan Berbahaya
  129. Indikasi Obat Aborsi Asli Cytotec 400mcg (Dosis Tinggi) Kemasan Botol
  130. Harga Obat Aborsi Cytotec 400mcg Di Apotek Umum Terdekat
  131. Cytotec Untuk Aborsi Mandiri Yang Aman Menggugurkan Kandungan Dalam Hitungan Jam
  132. Cara Menggugurkan Kandungan Dengan Obat Cytotec 400mcg Keberhasilan 95%
  133. Cara Aborsi Atau Menggugurkan Kandungan Pada Janin 1-8 Bulan Secara Cepat Dalam 24 Jam
  134. Beli Obat Aborsi (Cytotec) Tanpa Resep Dokter Untuk Mengakhiri Kehamilan
  135. Aborsi Mandiri Dengan Obat Penggugur Kandungan Cytotec 400mcg Tanpa Bantuan Medis
  136. cytotec
  137. cytotec
  138. cara menggugurkan kandungan